Entenda a Diferença entre Abono Salarial e PIS/PASEP

Os direitos direitos do trabalhador são protegidos e previstos pelas Consolidações das Leis Trabalhistas, conhecidas apenas pela sigla CLT. Os três principais e mais citados são o abono salarial, o PIS e o Pasep.  É preciso entender as diferenças para saber quais você tem direito e como obter. Saiba mais a seguir.

O que seria Abono Salarial?

Sabendo que a renda do trabalhador brasileiro não é a ideal em muitas situações o governo federal fornece um benefício extra. Uma conquista das classes trabalhadoras de grande ajuda financeira. Este é o abono salarial, o valor pago a mais para alguns trabalhadores.

O abono salarial é um valor extra pago  a todos os trabalhadores correspondente ao ano anterior. Para receber é preciso preencher alguns pré-requisitos e um deles é ter o salário de até dois salários mínimos. Com este modelo de ganho estamos falando de um auxílio para baixa renda.

É preciso também ter trabalhado ao menos 30 dias no ano anterior para ter direito ao abono. Esses 30 dias podem ser somados ou seguidos(um mês completo). Também é exigido ter informado corretamente os dados para a Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Para saber se você tem direito ao abono salarial basta se dirigir até uma agência da Caixa Econômica federal.com a carteira de trabalho e documento oficial com foto. Através do aplicativo da caixa também é possível consultar com a numeração do PIS ou do Pasep.

Como funcionam o Pis e o Pasep?

Pis é a sigla para Programa de Integração Social.  Este é um benefício de todo trabalhador com carteira assinada. Ao longo dos meses é depositado em um fundo monitorado e controlado pelo Instituto Nacional de Seguridade Social para ser sacado quando o empregado não estiver mais com vínculo em alguma empresa e precisar de uma renda.

O pagamento do PIS 2019 é de obrigação do empregador. Ele deve pagar todos os meses e assim garantir uma aposentadoria tranquila ou momentos de amparo financeiro quando o trabalhador precisar. O valor do depósito do PIS depende do salário recebido porque é proporcional.

O PASEP possui a mesma finalidade. A diferença entre o fundo do Trabalhador de empresa privada e Pasep é o fundo do funcionário de uma empresa pública. Ou seja: o PASEP é apenas para servidores públicos. Quanto ao depósito e a forma de saque ambos funcionam da mesma forma.

Saque do PIS e do Pasep

Apesar do dinheiro ser seu não é possível sacar a qualquer momento o PIS ou PASEP.  É necessário estar sem nenhum vínculo empregatício, ou seja, é preciso estar desempregado seja a poucos ou muitos meses. Mesmo recebendo seguro desemprego 2019 o PIS ou PASEP também é liberado para saque em dinheiro ou depósito em conta da Caixa.

O segundo momento me liberação para o saque do PIS ou do Pasep é quando há aposentadoria por idade ou invalidez. Assim que o trabalhador se aposentar ele ir até uma agência da Caixa Econômica Federal e pode solicitar liberação do PIS. Automaticamente o fundo será liberado em conta para sacar com o cartão cidadão.