Quais estados possuem CNH Gratuita?

A Carteira Nacional de Habilitação não é um documento barato. De porte obrigatório para quem pretende dirigir no Brasil, necessita de pagamento de taxa e aprovação em exame teórico e prático para obter uma. A boa notícia é existir no Brasil como obter gratuitamente através do programa CNH  Popular. Saiba mais!

O que é e como funciona a CNH Popular?

O programa CNH Popular é do Departamento de Trânsito, o Detran, com ajuda governamental. Ele possibilita a quem não possui condições financeiras de conseguir uma habilitação no Brasil não pagando nada. Todo o processo é completamente gratuito. 

Mas nem todos podem obter uma CNH Gratuito. O primeiro requisito básico é ser maior de 18 anos, idade mínima para dirigir no Brasil. Os outros pré requisitos a serem atendidos é ter renda familiar mensal de até um salário mínimo e meio ou estar desempregado há mais de dois anos. 

O programa atende para quem quer a primeira habilitação ou mudança de categoria. Para se inscrever é preciso entrar no site do Detran de sua cidade (se ela oferece) e realizar um cadastro gratuito online. O próximo passo é aguardar as vagas sempre ocupadas pelos cadastrados e verificar se seu nome está na lixa. 

Sendo aprovado pelo CNH Popular é só ir até o posto de atendimento do Detran indicado na listagem no dia e hora marcados. Deve-se iniciar o processo com exame de visão e psicotécnico e só depois ir para as aulas teóricas. Aprovado na parte teórica o futuro motorista segue para aulas práticas e depois a avaliação final em um carro de verdade.

Estados que possuem a CNH Popular

Todos os Estados brasileiros participam do programa CNH Popular. É um programa nacional buscando ajudar a quem precisa do documento para trabalho ou deslocamento para um emprego e não pode arcar com ele. 

Uma das verdades sobre dirigir no Brasil é que o valor da carteira nacional de habilitação não é dos mais em conta. Há quem pense no IPVA SP 2018 ou de outros estados com o mais caro a ser pago quando motorista, mas para começar a dirigir é importante ter o documento em mãos. 

Uma CNH pode chegar a mais de R$ 1 mil hoje apenas para carro ou moto. A mudança de letra para se habilitar em outro veículo custa mais de R$ 300, um valor alto para quem está desempregado. A ideia é beneficiar de fato a quem precisa e não pode arcar com os custos. 

Dicas para quem vai tirar CNH de graça

O cadastro é online no site do Detran de sua cidade. Mas para saber se foi aprovado é necessário voltar à página e conferir se seu nome se encontra lá. 

Não há problema não ter sido aprovado de primeira porque são vagas limitadas. Há o remanejamento para quem se inscreveu e não foi efetivar a inscrição no Detran local e abrem novas vagas. Mas se não foi aprovado neste processo volte ao site e tente de novo quantas vezes quiser. 

Caso tenha sido aprovado e não compareça no dia marcado para efetivar a inscrição não poderá concorrer a uma vaga de novo.